Durante esse período de crise de saúde global, quando o COVID-19 está devastando muitas partes do mundo, quem sabe quando tudo isso vai passar? Não sabemos quantas pessoas serão afetadas. Não sabemos quantas pessoas vão morrer. Não sabemos o que vai acontecer com a economia. É um momento de grande incerteza.
Isso me lembra os tipos de experiências que o profeta Jeremias passou em sua vida. Ele amou a cidade de Jerusalém. Era o lugar, basicamente, onde ele nasceu e onde tinha seu ministério. Ele viu pessoas morrendo nas ruas daquela cidade e a única maneira que ele encontrou para expressar tudo aquilo foi na forma de lamento.
É isso que você vê quando você lê o livro de lamentações. Como o nome já diz é um livro de “lamentações”… Você tem a sensação do que é realmente um lamento. Isso é evidente mesmo nas primeiras páginas do livro e parece tão relevante para o sofrimento que estamos passando agora, não é mesmo?
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.”
Romanos 12:12
Existe esperança
Apesar de todo esse sofrimento nos dias do profeta Jeremias, ele também nos traz palavras de esperança. Quando você está lendo um livro sobre lamentação e de repente, bem no meio do livro, você ouve dizer que a fidelidade de Deus é grande e que suas misericórdias se renovam todas as manhãs, está claro que há uma mensagem de esperança lá.
Está lá se você já leu o livro. Uma palavra de esperança onde aparentemente não há uma saída. São lindos versículos que você já deve ter visto ou até mesmo usado no timeline do seu Facebook. Você pode gostar desses versículos e usá-los em algum lugar, mas quando você começa a interpretá-los da forma literária, de repente você percebe: Oh, meu Deus! Este homem estava passando por tamanho sofrimento mas também tinha tanta esperança… É exatamente isso que Deus queria comunicar conosco.
Isso é realmente pertinente para entender a Bíblia como literatura, mas também é relevante à esperança a qual precisamos nesses tempos tão difíceis.
Nossa verdadeira esperança está em Deus. Ele promete nos abençoar e nos dar a vida eterna. Ele é fiel e por isso podemos esperar nele.